Brasã
o da Casa Legislativa

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHAO

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo



Sessão Plenária - Mesa



A Mesa da Sessão é a responsável pela condução dos trabalhos na Sessão Plenária. De um modo geral, o Presidente da Casa Legislativa é, também, quem preside os trabalhos das Sessões Plenárias. Entretanto, outro parlamentar poderá ser indicado para faze-lo, em seu lugar, de acordo com o que estiver estabelecido no Regimento Interno da Casa.

Ao selecionar esta função, o sistema irá apresentar ao lado direito da tela, dois combos, um contendo a lista de parlamentares e o outro a lista de cargos, sendo que a inclusão do parlamentar, que irá compor a Mesa, bem como o cargo que irá ocupar, devem ser previamente selecionados para, em seguida, acionar o botão 'Incluir'.

A indicação de inclusão do parlamentar com o respectivo cargo na composição da Mesa dar-se-á pelo sistema ao passa-los para o lado esquerdo da tela, sob o título 'Composição'. O sistema irá emitir a mensagem: !Parlamentar incluído com sucesso na composição da mesa.

Para excluir o parlamentar da Mesa da Sessão, basta seleciona-lo e acionar o botão 'Excluir'. O sistema, antes de efetivar, irá perguntar se deseja realmente excluir e, caso afirmativo, efetivará a exclusão e emitirá a mensagem: !Parlamentar excluído com sucesso da composição da mesa.

Para a execução desta função serão necessários que os Parlamentares bem como os Cargos - em tabelas auxiliares, estejam previamente cadastrados.


Anterior | Índice | Próxima